Facebook, Twitter, Instagram, e-mail marketing. Hoje os meios de se comunicar com um cliente ou futuro cliente são tantas que fica difícil saber com desses meios usar, qual deles terá mais efeito sobre o cliente, qual deles o seu cliente mais usa, qual deles fará com que sua mensagem seja melhor absorvida.
Mas não são somente os novos veículos de comunicação que são ferramentas importantes para se conquistar e fidelizar um cliente. Os velhos meios de comunicação ainda têm seu lugar para impactar um cliente.
Como é o caso do SMS. Apesar de quase mais ninguém usar a mensagem no celular – a grande maioria, arrisco dizer 100%, usa o Whatsapp para se comunicar – muitas dessas pessoas ainda optam ao fazerem um cadastro em alguma loja ou entidade, receber informações por SMS.
Como é o caso do metrô, por exemplo. Que envia mensagens para informar os status de cada uma de suas linhas. Mas não é só eles que usam do artifício SMS, hospitais, operadora de celular, lojas, enfim, muitas empresas ainda usam desse meio para se comunicar com seus clientes.
Se você parar para pensar, é até uma forma de se sentir próximo do seu cliente. Pois ele permitiu que você entrasse em contato com ele de uma forma íntima, que é tendo o número do celular dele. Um número que só amigos ou familiares possuem.
E é dessa forma, dessa relação íntima, que você tem que usar para mantê-lo perto da sua empresa. Porque uma fidelização acontece não só no primeiro contato dessa pessoa com a sua empresa, mas sim ao longo dessa relação.
Porque se você não fizer nada para manter esse cliente junto a sua empresa, a qualquer momento ele pode escolher outra que faça o mesmo serviço que a sua, mas que diferentemente da sua empresa, demonstra preocupação com ele, a satisfação dele com produtos, atendimentos, etc, etc.
Como usar o SMS para se relacionar com seus clientes
Assim como grandes empresas, seu salão de beleza ou barbearia podem usar o SMS a seu favor.
Por exemplo, normalmente os clientes deixam telefones de contato quando criam cadastro em salões ou barbearias. Nesse momento, pergunte para ele se por um acaso você pode usar esse número para mandar promoções ou até dar uma reforçada naquele horário que ele marcou, mas pode ter esquecido.
Diante dessa permissão, você pode usar esse contato para mandar promoções para esse cliente. Mas não qualquer promoção, promoção naqueles serviços que você sabe que o seu cliente mais utiliza no seu salão.
Por exemplo, uma cliente do seu salão que sempre vai cortar o cabelo e fazer escova. Quanto tiver alguma promoção que envolva esses dois serviços, você não só pode, como deve entrar em contato com essa cliente, avisando que o salão de beleza está numa semana promocional e que esses dois serviços que ela mais usa, estão em promoção.
Assim como numa barbearia. Apesar de ser uma coisa antiga, vem se tornando bastante famosa nos últimos tempos. Ainda mais com os estilos de cabelo usado pelos homens hoje em dia. Não são mais cortes comuns, como antigamente. Hoje, a maioria procura por algo mais personalizado. E você deve tirar proveito disso.
A mesma coisa do salão, quanto tiver alguma promoção, avise esse cliente. Da mesma forma que se ele tiver marcado um corte para daqui uma semana, mande uma mensagem o avisando do dia e do horário que foi marcado. Ele pode ter esquecido e você, como um bom comerciante, fará ele se lembrar desse compromisso marcado.
Só não se esqueça de caprichar na mensagem. Personalizar também é uma boa opção. Ao invés de usar uma comunicação impessoal, tente algo mais pessoal. Chame pelo primeiro nome, por exemplo. Isso demonstra uma certa intimidade.
Assim como você quer manter aquela pessoa como cliente para seu salão de beleza ou barbearia, seu cliente também quer se sentir próximo de você, quer sentir que ele é uma peça importante para o sucesso da sua empresa, o que não deixa de ser verdade.
O que você deve ter em mente é que você deve usar esse meio de comunicação para o seu proveito, mas de forma moderada, é claro. Assim sai todo mundo ganhando.
É possível, por exemplo, fazer um fluxo usando diversos recursos do marketing digital para aproveitar ao máximo todas as oportunidades do Relacionamento com os clientes da Barbearia ou Salão de Beleza:
Promoção: Envio de SMS com código promocional (M2U SMS) ou Pesquisa de Satisfação (M2U SMS)
Comunicação operacional: SMS para informar aos clientes que o salão ou barbearia funcionará normalmente na data, por exemplo (M2U SMS); Convite por SMS para conhecer a nova linha de produtos (M2U SMS)
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