Como estruturar uma comunicação multicanal na sua empresa? Você já se atentou para a importância disso?
Com certeza, esse assunto te interessa se você tem acompanhado a transformação que tem ocorrido no ambiente de negócios, de modo geral.
Tem uma estrutura multicanal, inclusive, amplia o alcance de sua marca e possibilita gerar mais negócios com quem está no ambiente online.
Para se ter uma ideia, segundo informações da Câmera Brasileira de Economia Digital, somente o comércio virtual cresceu mais de 73% no Brasil em 2020.
Por isso, veja neste post, como estruturar uma comunicação multicanal eficiente na empresa.
1- Como estruturar uma comunicação multicanal: afinal, o que é multicanal?
Para estruturar uma comunicação multicanal, primeiro, saiba que hoje a comunicação na era digital é mais dinâmica e diversificada.
Os meios de comunicação e interação evoluíram, o que aumentou a conexão entre as pessoas e trouxe novos ritmos e tendências para as empresas, e isso ajuda a aumentar o alcance de sua marca.
Então, uma comunicação multicanal é a atração e o relacionamento com o público-alvo de uma empresa por meio de diferentes canais de comunicação, como o email marketing, redes sociais, sites etc.
Por exemplo, levando em consideração um negócio online, tais canais incluem:
· Ter uma loja virtual e/ou e-commerce;
· Um marketplace;
· Canais de mensagens como WhastApp;
· Anúncios e presenças em sites parceiros;
· Aplicativo da própria empresa;
· Comunicação por email marketing;
· Mídias como Ads e links patrocinados.
Dentre outros canais, claro. Assim, é possível alcançar mais pessoas tornando a marca mais conhecida e melhorando o engajamento da empresa com as pessoas.
2- Os objetivos da estratégia multicanal
Com a estratégia multicanal, há como intuito ampliar os esforços do pessoal de marketing de vendas no sentido de gerar mais conversão e vendas.
Além do posicionamento mercadológico da empresa, que fica fortalecido, há ainda um aumento considerável do faturamento da empresa, uma vez que ela atinge mais pessoas, pois ela se estrutura e se volta para o atendimento em vários canais.
Até porque a jornada de compra do consumidor mudou muito e vai mudar ainda mais!
Segundo a empresa inglesa Omnisend, há muitos ganhos com a estratégia multicanal. Segundo um estudo, os profissionais que usam de 3 ou mais canais de contato em suas campanhas, têm uma taxa de compra de 287% maior em relação a estratégia de um único canal.
3- Como estruturar uma comunicação multicanal
Como estruturar uma comunicação multicanal? Essa é sua dúvida? Então, vamos ver como fazer isso.
1- Estude seu público-alvo
Em toda estratégia de marketing e vendas é preciso entender as dores e desejos do público-alvo.
E, no marketing multicanal isso também é preciso. Então, procure descobrir muitos dados e informações de seu público-alvo e defina sua persona.
Para isso, você pode utilizar dessas ferramentas para aplicar uma pesquisa e, assim, formar dados consistentes:
· SurveyMonkey;
· Google Forms.
Assim, você vai conhecer os hábitos de consumo dessas pessoas, o estilo de vida, canais de maior uso e interação, tipos de linguagem e quais mais atraem as pessoas etc.
2- Desenhe campanhas que contemple os diferentes canais
É preciso haver uma integração entre os diferentes canais da sua empresa.
Por exemplo, sua estratégia de e-commerce deve ser embasada nesses pilares:
· Os conteúdos de sua empresa precisam dialogar entre si conforme os objetivos e a estratégia geral de seu negócio;
· A identidade visual de sua empresa precisa ser única, harmônica e ter guidelines claras em suas campanhas;
· Ter uma mensagem clara ao buscar relacionar com seus públicos.
Continue na leitura deste artigo para saber como estruturar uma comunicação multicanal, certinho?
3- A jornada de seu cliente
Outro ponto a considerar, é que é preciso acompanhar a jornada de seus clientes.
Isso desde a hora que eles entram no seu site ou blog, baixam um material e faz uma venda ou abandonam o carrinho, por exemplo.
Assim, observado isso, você vai ter um perfil mais decisivo dos seus consumidores.
E com isso, você pode realizar promoções e outras estratégias conforme seu plano de estratégia de multicanal.
4- Tenha o cliente no centro
No contexto atual, temos um consumidor com novos comportamentos, o qual vem assumindo seu protagonismo na arena das compras.
Por exemplo, os clientes, hoje, pagam mais se a experiência de consumo for excelente, isso conforme dados da Consultoria PwC.
Então, o cliente deve ser o foco de sua estratégia de marketing e vendas online em qualquer canal que você escolher.
5- Aposte no marketing de conteúdo
Em qualquer canal, sua empresa precisa ter uma estratégia de produção de conteúdo (vídeos, artigos, podcasts, dentre outros, para o público de cada canal).
Esses conteúdos são muito importantes para que as pessoas compreendam que elas têm necessidades, dores e desejos que precisam ser resolvidos.
E, muitas vezes, essas pessoas vão compreender isso após entrar em contato ou ler com seus conteúdos.
E, para a publicação de conteúdos, tenha em mente esses fatores:
· Tenha uma linha editorial;
· Pense em quem vai consumir tais conteúdos;
· Produza conteúdos de relevância e com criatividade para as pessoas;
· Publique com frequência;
· Interaja respondendo dúvidas e comentários da sua audiência.
Então, esses pilares são essenciais na sua estratégia de marketing de conteúdo.
6- Acompanhe e se adapte
Os canais passam por mudanças e sua empresa precisa estar atenta para buscar inovar em relação aos processos, equipamentos e softwares que estão sendo usados em cada canal.
Então, estude sobre essas transformações, reúna sua equipe e implemente as mudanças necessárias no seu negócio, de modo a otimizar a estrutura dos canais da empresa.
Por exemplo, a cada dia, surge no mercado novas tecnologias. E, sua empresa precisa ver qual delas tem reflexos no negócio.
7- Monitores seus resultados
Depois disso, defina métricas para avaliar os resultados que estão sendo conquistados em cada canal.
Pois cada canal tem sua estrutura e algoritmo próprio, então, às vezes, o que vale para um, não vale para o outro canal.
Assim, nesse acompanhamento, você pode entender se suas campanhas estão sendo eficientes e poderá corrigir algumas ações ou até abandonar alguns canais que não surtem o resultado esperado pela empresa.
Para finalizar, neste artigo, você viu como estruturar uma comunicação multicanal.
Agora que você sabe do potencial desse tipo de múltipla estrutura, não perca os benefícios que essa estratégia pode trazer para seu negócio. Implemente e colha melhores resultados.
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