Como montar um e-mail marketing mais eficiente para seu público? É essa sua dúvida ao buscar mais relacionamentos e conversões?

Se você precisa atrair clientes para seu negócio ou gerar relacionamentos e potenciais clientes, o email marketing tem sido um fator impulsionador para essas questões estratégicas.

De acordo com um estudo da Radicati, no final do ano de 2024, o total de usuários de emails deve passar de 4,4 bilhões; conforme essa empresa, somente a quantidade de emails enviados pode passar de 361 bilhões.

Por isso, não tem como ter uma presença na internet sem pensar numa estratégia de email marketing.

Veja, então, neste artigo, como montar um e-mail marketing mais eficiente para seu público.

 

Como montar um e-mail marketing mais eficiente para seu público

Vejamos.

 

1-   Como montar um e-mail marketing mais eficiente: construa sua lista

Isso mesmo, construa sua lista de email, não compra! Pasmem, mas muita gente ainda cai na besteira de comprar lista de emails.

Para isso, pense em formas de captação de emails dos visitantes de suas páginas.

Há as técnicas de mailing que são formas de otimizar seu site ou suas ações digitais como um todo para a captação de contatos que pode ser por:

·      Landing pages

Com uma boa landing page você capta o email com a entrega de conteúdos.

Assim, você entrega um conteúdo depois do visitante ter deixado seu email em uma landing page.

 

·      Por meio de pop-ups contextualizados

Através de pop-ups, você pode também captar o contato ou o email dos visitantes, eles podem ser ativados sempre que um visitante estiver em sua página e estiver prestes a fechá-la.

Isso pode ser feito sem atrapalhar a experiência do usuário no seu site.

 

2-   Escolha sua ferramenta de disparo de emails

Algumas ferramentas de disparo de emails são muito eficientes para esse tipo de trabalho, dentre algumas temos:

·      Mailchimp;

·      LeadLovers.

Assim, você estará preparando o “terreno” para iniciar seu trabalho de email marketing eficiente.

 

3-   Como montar um e-mail marketing mais eficiente: defina o nome do remetente

Ao montar um e-mail marketing mais eficiente você precisa ainda definir o nome do remetente de sues emails; e uma forma efetiva de fazer isso é usando um email real, que pode ser seunome@empresa.com.br.

O seu nome é interessante, pois isso, segundo estudos, ajuda na taxa de abertura dos emails. Quando o usuário já te conhece e percebe seu nome no email, isso ajuda muito.

 

4-   Estabeleça sua estratégia de comunicação

Agora, é hora de pensar na estratégia de comunicação com seu público-alvo. Então, pense:

·      Quem é seu público?

Se você não souber com quem está falando você pode estar gastando tempo e recursos, então conheça seu público.

·      Que tipo de ações você pretende fazer com o email marketing?

Por exemplo, responda: você deseja vender, educar, gerar indicações, baixar materiais?

Assim, você trabalha com um foco e pode ter melhores resultados para seu negócio.

 

·      Qual linguagem pretende usar? Mais descolada ou formal?

Pense na linguagem a ser usada nos emails, pois é uma forma de criar empatia e conexão com as pessoas; e isso deixa elas com um padrão de expectativas ao abrir cada email.

 

·      O que considera um fator de sucesso para seus emails?

Por exemplo, um fator de sucesso seria educar 20 leads; criar 10 novas indicações; vender 12 produtos ou 10 assinaturas etc.

Isso tudo te dá impulso e motivação para trabalhar suas ações de emails.

Responder a essas questões é essencial para você ter maior assertividade com sua estratégia de email marketing.

 

5-   Crie um template

Agora que você já tem uma ferramenta de disparo do emails, uma estratégia de comunicação, uma boa base de emails captados, é hora de pensar no template, pois assim as chances de suas ações de email marketing serem mais assertivas, se elevam.

É importante ainda ao montar um e-mail marketing mais eficiente que você tenha uma comunicação visual contínua com seus contatos.

Assim, quando seus contatos abrirem seus emails, saberão de qual empresa se trata e o tipo de conteúdo ou mensagem.

Então, crie um bom layout para seus emails, ou seja, bons templates, isso permite uma melhor experiência do usuário ao consumir seus conteúdos.

Um bom template tem cerca de 40% de imagens e 60% de texto.

Isso permite uma melhor leitura e ajuda na decisão de seus usuários.

 

6-   Planeja e comece o relacionamento

Agora, é hora de definir um calendário, o qual vai ajudar no relacionamento com seus usuários.

Busque um ponto de equilíbrio para não afugentar os usuários, para isso, não envie muitos emails, mas também não envie poucos.

Até porque se você enviar um número grande de emails na semana, isso pode trazer um efeito contrário para a taxa de abertura dos mesmos.

É interessante também que seus contatos sejam acionados por email em horário pré definidos e isso varia de negócio para negócio.

Mas você pode disparar os emails em horário diferentes e ir testando para ver em quais horários eles têm uma taxa de abertura e engajamento maior.


 

7-   Testes e análises

Quem não mede não gerencia, isso vale também para as estratégias de email marketing.

É importante analisar seus resultados periodicamente e assim otimizar suas ações, isso para ver o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Dentre algumas métricas que você precisa mapear e avaliar:

·      Taxa de abertura de emails;

·      Quantidade de cliques em suas campanhas;

·      Conversões, ou seja, quantos fizeram aquilo que você desejou, como: vendas; geração de indicações; baixa de algum material etc;

·      Quantos emails válidos há em sua lista, pois você pode ter que fazer uma limpeza em sua lista de emails;

·      Reclamações de spam, isso ajuda a entender os erros que você está cometendo e como melhorar.

 

Por fim, você viu como montar um e-mail marketing mais eficiente para seu público e, assim, gerar conversões e ampliar os resultados do seu negócio, seja um e-commerce, loja virtual ou outro empreendimento.

São ações simples, mas que exigem um bom planejamento para que suas estratégias de email marketing sejam mais eficientes.

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