A transformação digital no relacionamento com os clientes.

A transformação digital no relacionamento com os clientes vem sendo um assunto muito discutido, justamente porque as mudanças tecnológicas não param. E sua empresa precisa acompanhar esse processo para continuar competitiva.

A transformação digital representa uma série de inovações e mudanças nas empresas e tem sido uma alternativa pertinente para que as empresas atendam melhor o cliente em suas novas demandas.

Veja este conteúdo o que você precisa saber sobre transformação tecnológica e como seus processos podem ser úteis na sua empresa. Vamos ver mais?

A importância do relacionamento com os clientes

Philip Kotler , guru do marketing, diz que é essencial uma empresa pensar e implementar formas de se ter um relacionamento positivo com os clientes.

Isso porque é mais barato e mais fácil manter os atuais clientes do que implementar estratégias para conquistar novos.

Então, a empresa quando se volta para ter um relacionamento positivo com clientes, poupa recursos, e se souber usar a tecnologia e as ferramentas digitais certas, ainda aumenta o engajamento dos clientes com a marca e garante a fidelização deles.

E essa fidelização garante compras futuras e recorrentes, o que tem retorno positivo para uma empresa. Acompanhe esta leitura para entender mais como a tecnologia pode favorecer esse processo!

Transformação digital: o que é?

A transformação digital é um recurso que ajuda a reduzir custos e automatizar processos, além de se mostrar como o melhor caminho para que as empresas se alinhem ao novo comportamento do consumidor.

Quando falamos em transformação digital, estamos nos referindo aos investimentos em tecnologia e automação, ou seja, é um meio para que as organizações possam atender ou entregar uma melhor experiência ao cliente.

Alguns processos guiam a mudança tecnológica que ocorre nas empresas, são eles:

  • Digitalização de processos;
  • Redução de custos por meio da adoção de soluções eficientes ou inteligentes;
  • Maior difusão das informações e conhecimento, o que facilita a tomada de decisão;
  • Maior comodidade e atendimento ágil ao consumidor.

Ou seja, ao adotar esse tipo de processos tecnológicos, a empresa contribui para uma maior satisfação do cliente, melhor imagem da marca e há ganhos de eficiência e redução de custos.

A transformação digital no relacionamento com os clientes

Veja como a transformação digital reflete no relacionamento com os clientes.

Um estudo feito pela Microsoft, em alguns países, incluindo o Brasil, mostrou que 97% dos clientes têm o atendimento ao cliente como um fator de escolha de uma empresa, e é o que define sua fidelização.

Ou seja, ter um atendimento de excelência ao cliente tem muito peso e passa a ser uma necessidade para manter e fidelizar clientes.

Nesse mesmo estudo da Microsoft, os respondentes da pesquisa disseram que se os atendentes tivessem todos os dados ou históricos do relacionamento com o cliente, e não tivessem que transferir a ligação para outros atendentes ou ficar perguntando tudo novamente, seria essencial.

Por isso, mais uma vez, as soluções trazidas pela transformação digital permitem garantir rever processos e práticas para garantir maior satisfação no atendimento ao cliente.

Então, as soluções tecnológicas adotadas por uma empresa devem permitir que, em cada ponto de contato do cliente com a empresa, ele saia satisfeito com o atendimento recebido.

Desse modo, investir na área de atendimento ao cliente, aderindo aos chatbots, inteligência artificial e processos automáticos, você consegue tornar os processos operacionais e de atendimento ao cliente muito melhores.

E o resultado é o ganho de eficiência, satisfação do cliente e aceleração de resultados do seu negócio.

Veja, a seguir, como você pode reinventar seu negócio com o apoio ou investimentos em tecnologia e outras ferramentas.

Como otimizar a experiência do cliente através da tecnologia

Agora que você sabe mais sobre como a transformação digital reflete no relacionamento com os clientes, veja as principais tendências para que sua empresa possa se alinhar:

  • Chatbots

Chatbots são soluções inteligentes que otimizam o atendimento ao cliente, e permitem reduzir o tempo de espera, sendo que as respostas podem ser automáticas, dentre outros fatores.

E os chatbots podem ser integrados em canais como WhatsApp, SMS e outros sistemas da empresa.

É possível reduzir as conversas e interações humanas, e o atendimento pode ser feito noite e dia, com muita agilidade.

  • Atendimento omnichannel

O omnichannel é uma forma de ter multicanais para atender o cliente. Como sabemos, o comportamento de compra do consumidor mudou e a empresa precisa se alinhar a isso.

Dessa forma, a empresa pode implementar e integrar diferentes canais que convergem entre si, para entregar uma experiência de atendimento e de compra mais satisfatória ao cliente.

  • Personalização

Mesmo com a adoção de ferramentas tecnológicas, o cliente quer se sentir único e especial, por isso vale a pena criar uma cultura na sua empresa que tenha a satisfação do cliente como um pilar para todas as outras ações.

Desde os canais digitais, em todo ponto de contato do cliente com a empresa, oriente sua equipe para que chame o cliente pelo nome, pratique a escuta ativa e procure resolver rapidamente as demandas do cliente.

Isso é uma forma de entrega uma experiência positiva ao cliente, tornando-o como um embaixador de sua marca.

Para terminar, você viu mais sobre a transformação digital no relacionamento com os clientes. Como visto, não há como fugir desses processos, isso porque há ganhos para as empresas e clientes.

E sua empresa, já se alinhou a essa revolução? Está esperando o que? Nós podemos te ajudar, clique aqui e saiba como!

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