O uso de SMS como estratégia de E-Commerce para angariar futuros consumidores e alavancar as vendas é uma pratica que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Isto porque, de acordo com pesquisas, 96% das mensagens enviadas às pessoas são lidas, independente do conteúdo do texto e de quem a envia.
É um número alto, levando em consideração o caso dos e-mails de publicidade e marketing que vão direto para o lixo eletrônico das caixas de mensagens e o usuário logo apaga, sem reparar ao menos no título do e-mail enviado.
O sistema E-Commerce de SMS funciona conectado via Webservice ou HTTP Post de servidores de negócios E-Commerce e envia por meio de pequenos textos promoções, novidades e informações da loja ao número do cliente que se cadastrou na página da marca, com seus demais dados.
Formas de usar SMS nos negócios
Cupom de desconto: usado como estratégia de marketing, o envio de cupons com descontos após o cliente se cadastrar no banco de dados da marca é uma forma adquirir lista de contatos para saber o perfil do nicho de mercado.
Além disso, por oferecer descontos, o cliente é afetado psicologicamente com a ideia de promoção e resolver realizar a compra logo no ato.
Alerta de novidades: o uso das mensagens SMS para sinalizar a chegada de novos produtos ou reposição quando o cliente estava esperando é uma maneira menos invasiva de notifica-lo.
Basta incluir na página do produto para que o cliente cadastre seu número para receber a notificação. Com isto, a marca acaba sendo a principal escolha para a finalização da compra.
Medida de segurança: para garantir a segurança do cliente em suas compras online, é preciso investir em várias técnicas para evitar ataques hackers, e o uso do SMS pode ajudar a protege-los.
Ao enviar mensagens com códigos gerados por meio de token para verificar a autenticidade dos dados e da compra, o usuário confirma com inserção no site da loja.
Acompanhamento do pedido: ao invés do usuário ter de entrar no site da loja para acompanhar o pedido da compra e descobrir se o produto já chegou no local de entrega, ele pode receber tal notificação por meio das mensagens de texto em tempo real.
É um diferencial que ainda poucas empresas utilizam e tem agradado cada vez mais os clientes.
Envio de mensagens no pós-venda: é uma estratégia que visa fidelizar o cliente para a próxima compra, perguntando como foi sua experiência, o nível de satisfação com o atendimento e o produto, sugestões para melhorar o serviços e etc.
Vantagens:
Baixo custo: comparado a um callcenter e panfletagem, o uso de mensagens de texto para celulares é mais barato e possui alta taxa de visualização pelas pessoas que o recebem.
Proximidade: é uma maneira menos invasiva (como as ligações que incomodam tanto os clientes) de comunicar sobre as novidades presentes na loja, descontos recebidos e de garantir segurança ao finalizar a compra.
As soluções M2U são as mais completas do mercado sejam elas para sua comunicação Corporativa ou Marketing, possibilitando agendamentos; relatórios de status das mensagens; envios em massa, individual ou grupo; gerenciamento de perfis de uso da ferramenta; gravação de mensagens personalizadas; etc.