Quem trabalha com comunicação sabe que a internet faz, cada vez mais, parte de todos os mercados econômicos. Isso porque as pessoas se veem sempre conectadas, então, o marketing precisa ser feito por meio dessa plataforma online. Dessa forma, surgiram com o tempo diversas maneiras para poder atingir o lead pela internet.
Mas criou-se tantas ferramentas, que começou a ser inviável mexer em todas elas de forma tão distante e separadas. Por isso, surgiu o Marketing Automation. Ele é uma plataforma que faz com que todas as funções se unam em um único espaço, facilitando, assim, a vida de quem está por trás das grandes campanhas de marketing da empresa.
Porém, como em todas as outras plataformas, é possível cometer erros. E eles nem sempre são bem-vindos. Alguns podem ser tão graves que fazem com que um lead se torne um inimigo, pois trabalhará com a propaganda negativa da empresa. Esse é um dos piores resultados que podem vir a acontecer. Por isso, algumas dicas são bem-vindas.
Nunca ignore um perfil
Pensando que no Marketing Automation você terá uma lista de contatos, evite passar por algum batido. Ele pode ser a sua melhor chance para vender seu produto, então, se torna o seu maior erro. Leve em conta seu perfil, suas necessidades e preferências. Não adianta oferecer um produto para quem não está buscando ele e, muito menos, esteja interessado com isso.
Por isso, trabalhe sempre com uma lista analisada. Para que não ocorra de enviar um e-mail para quem não está nem perto de ser um cliente potencial. É preciso saber lidar com a diferença em classificar um lead. Isso pode fazer o seu retorno ser muito mais positivo.
Assim, nunca incomode
A abordagem de um lead precisa ser suave. Não podemos lidar de qualquer maneira com um lead, então, atenção é a palavra chave para tudo dar certo. Além de precisar ser uma abordagem que não incomode, é necessário trabalhar com uma linguagem bem próxima do que o público está buscando ouvir. Assim, não há outra maneira a não ser estabelecer seu público, seu lead.
Para não incomodar, não use de ferramenta de trabalhar com todas as pessoas como ela fosse um lead. Então, determine um perfil para o seu público, o mais próximo do que venha ser o que já consome seus produtos. Depois, sim, direcione campanhas para que você consiga atingir leads. Assim, eles não serão incomodados, pois se interessam pelo o que está proporcionando.
Não esqueça de usar estratégias de fidelização
Esse é um erro comum. Não trabalhar com o Marketing Automation como uma ferramenta efetiva de marketing, mas sim, uma ferramenta única de divulgação. Divulgar sim é importante, mas essencial é trabalhar com uma estratégia muito bem definida para tornar os leads, clientes.
Então, não perca o foco principal da plataforma que é atrair clientes e torná-los fiéis. Saiba que um marketing efetivo nunca se esquece ou se perde das estratégias que criou no começo de sua missão. O trabalho é contínuo, não erre nisso.
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