O que é marketing conversacional?
Para o cliente não é nada animador entrar no site de uma empresa para resolver um problema ou tirar uma dúvida e ter que preencher um formulário, enviar e esperar por uma resposta.
Isso foi, então, um dos pontos de partida para o desenvolvimento do marketing conversacional e suas ferramentas.
O que é marketing conversacional? Entender sua importância para o mundo dos negócios pode ser essencial para você que é gestor ou profissional do marketing para ter melhores estratégias de relacionamentos com clientes.
Vamos conferir mais desse assunto? O que é marketing conversacional? Entenda porque ele é o futuro e o presente.
O que é marketing conversacional?
De acordo com a Drift, o marketing conversacional é uma ação usada pelas empresas que desejam ter um menor ciclo de venda, saber mais sobre o perfil comportamental dos clientes e oferecer uma experiência de compra mais humanizada.
Esse tipo de estratégia, o marketing conversacional, utiliza de ferramentas próprias para fazer uma comunicação mais imediata e personalizada com seus potenciais clientes.
De modo que eles possam engajar mais com a empresa e ter melhor experiência com a marca.
Assim, essas ferramentas inovadoras agregam valor tanto para a empresa que as adotam, quanto para o consumidor, que tem seu atendimento mais ágil, humano e personalizado.
O que é o marketing conversacional? Qual sua importância para o futuro e o presente?
O marketing conversacional vem se tornando mais popular com o surgimento de tecnologias conversacionais, como os assistentes de voz, bem como outras ferramentas.
O princípio dessa estratégia é ter com o cliente uma relação mais próxima e humana.
Por exemplo, segundo a Sinch, as ferramentas conversacionais vêm impactando o mundo das corporações.
O Brasil, atualmente, é o segundo maior do mundo no uso de WhatsApp, fica atrás somente da Indica
E para a Statista, em 2025, serão 276 milhões de usuários na América Latina do aplicativo WhatsApp, estando ele presente para todas as faixas etárias.
De acordo com a Segs, para Eduardo Henrique, Chief Business Development da Sinch, as plataformas conversacionais são uma mega trend e quando se olha para a China, por exemplo, dá para saber para onde o mundo está indo.
O uso de aplicativos conversacional se tornou tão importante e continuará sendo no futuro, que as empresas estão considerando a a presença desses apps ao desenvolver seus próprios aplicativos.
Segundo a Sinch, 45 % dos consumidores dizem ter uma experiência positiva com a velocidade de seus chamados, a interação que acontece e a velocidade em que o problema foi solucionado.
Elementos do marketing conversacional
O marketing conversacional tem seus elementos e importância, vamos, então, conferir sobre este assunto, uma vez que sua base está no tipo de diálogo com potenciais clientes.
Dessa forma, se atente para essas possibilidades:
- Melhor uso do recurso tempo
As ferramentas do marketing conversacional ficam disponível 24 horas, assim, elas podem fazer o atendimento em tempo integral e de modo simultâneo.
O que traz uma otimização do tempo tanto para os clientes, quanto para a empresa.
E, ao fazer melhor uso do tempo, a empresa pode se dedicar às atividades mais estratégicas, por exemplo.
Por exemplo, ao preencher formulário nos sites, ou enviar emails, isso pode demorar e ser frustrante para os usuários. E isso pode fazer com que os clientes desistam de negociar.
Então, essas ferramentas de atendimento em tempo real ajudam na resolução de problemas e faz o cliente ganhar tempo e fechar negócio.
- Personalização no atendimento
Muitos dados e informações são necessárias de serem analisadas de modo a fazer o lead a avançar no processo decisório.
Com o marketing conversacional, há toda uma tentativa de ter o máximo de informações do lead e de modo personalizado, através de cada contato.
Assim, os contatos são mais humanos e personalizados, e isso possibilita a empresa a ter dados mais assertivos para fazer o lead avançar no processo de decisão de compra.
Mesmo se esses canais de atendimento forem feitos através de robôs, é necessário buscar uma melhor personalização no atendimento ao cliente ou potencial cliente.
Há, então, um maior engajamento entre empresa e cliente, por exemplo, o que traz também maior personalização e uma possível fidelização do cliente.
- Interface amigável
Esses apps e ferramentas do marketing conversacional precisam ser cada vez mais simples e amigáveis para oferecer ao cliente uma experiência mais satisfatória e simples.
Canais do marketing conversacional
Dentre alguns canais do marketing conversacional, podemos citar estes:
- Redes sociais
As redes sociais são um importante canal de relacionamento, vendas e novos negócios.
O bom é que os leads estão intensos com cada plataforma, sua linguagem e ferramentas e essas redes sociais podem ser gerenciadas também através de um chatbot.
E isso facilita no relacionamento e atendimento a um lead, caso ele queria saber de algo fora do horário de expediente, por exemplo.
- Call centers
Os call centers mais modernos têm recursos que são capazes de compreender os comandos de voz dos clientes, trazer importantes consultas para os mesmos, realizar alguns processos e, em último caso, direcionar o atendimento para o pessoal competente.
Claro que tudo isso deve ser feito, partindo do principal de uma conversa humanizada.
- Aplicativos
Os apps são também importantes ferramentas para o marketing conversacional.
Hoje, eles sem dúvidas, são uma mão na roda para nós.
E através deles, as mensagens de texto ou voz geram diálogos mais rápidos com cliente e potenciais clientes.
Então, sua empresa precisa se adaptar e criar uma estratégia ligada ao marketing conversacional para seus cliente e leads.
Pois como notamos, essas ferramentas trazem mais valor à empresa e ao cliente.
Por fim, neste post você viu sobre o que é marketing conversacional. Entendeu ainda porque ele é o futuro e o presente. Não é mesmo?
Essas ferramentas agregam valor tanto para a empresa que as adotam, quanto para o consumidor, que tem seu atendimento mais ágil, humano e personalizado.
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- Hello world!February 28, 2023/1 Comment
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A transformação digital no relacionamento com os clientesDecember 20, 2022/