Como montar o melhor assunto no e-mail marketing?

Como montar o melhor assunto no email marketing? Se você não sabe fazer isso, confira nossas dicas neste artigo de hoje!

Segundo o portal Marketing Sherpa, 72% dos clientes ainda preferem receber mensagens por email, o que mostra a importância desse tipo de comunicação com o cliente.

Um e-mail marketing bem feito e usado com assertividade, ajuda a manter um contato duradouro com o cliente, impactando no mesmo, no sentido de gerar conversão.

Mas como montar o melhor assunto no e-mail marketing? Confira!

Qual a importância do e-mail marketing?

Sobre a importância do e-mail marketing, vale ressaltar que essa ferramenta de marketing está mais viva do que nunca. Muitos pensam que ela morreu, mas não!

Segundo a Resultados Digitais, o assunto do e-mail marketing é o primeiro contato do usuário com o e-mail. Ele instiga a pessoa a abrir o e-mail e este corresponde a toda a experiência do lead ou da pessoa com o e-mail.

Embora isso não possa ser tratado de qualquer maneira, pois influencia diretamente nos seus restucados, em termos de atração de clientes e vendas, principalmente.

Então, vamos cuidar para que seus e-mails marketing não sejam movidos para a lixeira ou nem abertos pelo leitor, combinado?

Um bom e-mail marketing ajuda a criar e a manter a empresa e sua proposta de valor relevantes aos olhos do cliente, além de criar maior engajamento dele com a marca e a fidelidade também.

Como montar o melhor assunto no e-mail marketing

Vamos às nossas dicas para você arrasar ao criar seus e-mails:

  • Use números ou percentuais

Na hora de montar melhor assunto no e-mail marketing, a primeira dica é fazer o uso de números, dados e/ou estatísticas.

Isso porque eles chamam a atenção do usuário ou cliente, ou seja, eles se destacam, diante as palavras usadas.

Quer ver alguns exemplos?

  • Todos os nossos calçados com 45% OFF;
  • Confira 10 jogos de games para seu final de semana;
  • 5 dicas para sua empresa inovar e se desenvolver.

Viu como os assuntos ficam chamativos? Ou seja, é uma maneira de quantificar os benefícios oferecidos aos clientes.

  • Personalize seu assunto

Afinal, com quem você estará falando ao criar seus email marketing?

Quando você personaliza o e-mail marketing, a pessoa que o recebe se sente mais instigada a abri-lo.

Aliás, uma das sacadas do marketing é a capacidade de personalização, pois isso cria mais engajamento com o cliente.

Por isso, é interessante sua empresa saber um pouco sobre quem está por trás do e-mail marketing, ou seja, é preciso ter uma noção de quem são os leads da sua empresa.

Então, personalize suas campanhas. Veja exemplos:

  • Para uma pessoa que pratica caminhada: Camila, confira os melhores tênis para sua caminhada diária;
  • Para quem pratica dietas: Suzana, confira nossas ofertas de produtos diets para você melhorar sua performance alimentar!

Viu como é simples?

 

  • Comece seu e-mail com uma pergunta

Outra dica sobre como montar o melhor assunto no e-mail marketing, diz respeito a fazer perguntas que instiguem a curiosidade do leitor.

Mas cuidado para não gerar um efeito contrário no leitor, então o ideal é que o leitor crie suas próprias respostas. Veja exemplos:

  • Você sabe mesmo como gerar mais vendas online para seu negócio?
  • Seus problemas chegaram ao fim: que tal conferir como, neste e-book?

As perguntas são uma tática para atrair a atenção do leitor, então comece a usá-las hoje ainda, nas suas campanhas de e-mail marketing.

  • Evite termos ou palavras muito apelativas

A ideia ao elaborar os assuntos de e-mail marketing, é não ser muito apelativo para a ideia de venda a todo custo.

Certos termos podem fazer com que seu lead perca o interesse na mensagem; e isso você não quer! Quer ver alguns exemplos?

  • Compre
  • Oferta
  • Clique
  • Grátis.

E outros mais. Além disso, usar esses termos pode prejudicar a taxa de entrega de seus e-mails.

Por isso, elabore assuntos com ideia de entregar valor ao lead, ou seja, mostre como ele vai se beneficiar, mas sem parecer que você está vendendo.

  • Mantenha o assunto do e-mail curto

Hoje, as pessoas não têm muito tempo e também valorizam mais mensagens mais diretas e curtas.

Pensando nisso, poupe os esforços de seu cliente, elabore assuntos mais curtos, de modo que seu e-mail seja aberto e lido.

Até porque quando o assunto é longo, ele é cortado quando a pessoa abre o e-mail em dispositivos, como o celular, por exemplo.

A ideia é não ultrapassar 41 caracteres, certo?

  • Use palavras-chave relacionadas ao seu segmento de atuação

Outra dica importante na hora de montar os assuntos dos seus e-mails, é quanto ao uso de palavras que remetam ao seu segmento.

Ou seja, se seu negócio é do ramo de e-commerce de emagrecimento saudável, por exemplo. Use, então esses termos no assunto do e-mail:

  • Dieta
  • Fitness
  • Musculação
  • Suplementos etc.

Isso reforça o interesse nos seus produtos e serviços que são vendidos, além de manter um padrão de relevância aos olhos do leitor.

Tudo é questão de testar, pois isso depende muito de observar os resultados e ir melhorando no que for possível.

  • Crie um senso de urgência

Outra dica na hora de montar o melhor assunto no e-mail marketing é criar no seu lead um senso de urgência; isto é um gatilho de vendas muito poderoso.

Mas cuidado! Seja relevante e entregue o que você prometeu. Este caso funciona muito bem em casos de lançamentos, promoções ou alguma outra ação de vendas.

Veja exemplos:

  • Somente até à meia noite: todo o estoque de games com 50% OFF;
  • ÚLTIMA CHANCE: o segundo lote de inscrições está chegando ao fim! Corra!

Para finalizar, neste post você viu sobre como montar o melhor assunto no e-mail marketing.

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