Confira aqui, sobre os gatilhos mentais: o que são e como usá-los em sua estratégia de mobile marketing.

Segundo a Agência Brasil, o país fechou o ano de 2020, com 234 milhões de acessos móveis (por meio de celular, tablets etc), um aumento de 7,39% em relação ao ano anterior.

Então, se faz necessário pensar ações de marketing voltadas para explorar esse potencial, onde temos pessoas fazendo uso desses aparelhos para fazerem suas buscas para resolver suas dores.

Sendo assim é preciso ter estratégia para trabalhar isso a favor do seu negócio, mas isso não pode ser feito de qualquer forma. Por isso, veja aqui, como usar os gatilhos no mobile marketing para relacionar com clientes e leads, e gerar mais negócios.

Gatilhos Mentais: o que são?

Gatilhos Mentais são expressões usadas para estimular as pessoas a tomarem uma decisão, que pode ser de compra.

Isso porque somos influenciados por nossas sensações e percepções.

Então, os gatilhos mentais podem ser usados para causar estímulos ou alertar o consumidor para uma necessidade dele, até então não percebida.

Por isso, os gatilhos mentais podem ser elaborados estrategicamente, para proporcionar sentimentos e emoções favoráveis que levam à decisão de compra, e como estamos abordando neste artigo, sobre o mobile marketing, seria nesse âmbito.

Mobile Marketing: o que é?

As práticas de mobile marketing são uma tentativa de influenciar pessoas a interagirem com sua empresa, através de dispositivos móveis, como celulares, tablets e outros aparelhos.

Segundo a revista Exame, em um estudo da consultoria Newzoo, o Brasil tem mais de 109 milhões de usuários de smartphones, o que é mais da metade da população.

Então, quem tem um negócio, é preciso saber usar essa oportunidade mobile para interagir e mostrar a proposta de valor de sua empresa, para gerar engajamento de possíveis clientes e fazer mais vendas, por exemplo.

Gatilhos Mentais: como usá-los em sua estratégia de mobile marketing

Para usar os gatilhos mentais na sua estratégia de mobile marketing, veja os principais gatilhos mentais que existem e siga essas dicas:

  • Escassez

Esse é um gatilho usado no contexto da venda para promover um risco que a pessoa tem em perder uma grande oportunidade em comprar algo que há poucas unidades, por exemplo.

Quer ver exemplos? Há ofertas que anunciam:

  • Somente até a meia noite de hoje;
  • Oferta válida para os 20 primeiros clientes;
  • Restam somente 10 unidades, corra e garanta o seu!

São anúncios ou expressões estratégicas para serem usadas em sua estratégia de mobile marketing.

  • Autoridade

O gatilho da autoridade funciona no sentido de conquistar a confiança das pessoas.

Por isso, é recomendado nos sites ou blogs, colocar as competências da empresa, se mostrar sendo líder em seu setor de atuação, bem como as certificações, dentre outros fatores, para mostrar que sua empresa é uma autoridade do seu segmento de atuação.

Sabe aquela frase antiga? 2 em cada 3 dentistas recomendam tal marca de creme dental.

Essa é uma frase que expressa autoridade, no sentido de mostrar a confiabilidade de tal produto e, assim, promover a venda.

Usar gatilhos bem elaborados em sua estratégia de mobile marketing é mostrar para seus clientes que sua oferta é confiável, o que faz gerar mais vendas.

  • Prova social

A prova social é um gatilho mental que pode e deve ser usado estratégia de mobile marketing.

O ser humano é um animal social, influenciado pelo comportamento do grupo.

Esse gatilho, então, parte do princípio de que a popularidade ou opinião de algumas pessoas sobre um serviço ou produto ajuda o outro a se decidir sobre a compra.

Por exemplo, se você entra no Mercado Livre para buscar por um produto, aquele mais bem avaliado, em que as pessoas dão depoimentos positivos, com certeza, vai puxar você para comprar tal produto ou do mesmo fornecedor.

Você pode usar esse gatilho para divulgar o número de vendas de certo produto durante uma semana, dispare isso em conteúdos que podem ser acessados pelos seus clientes e veja a venda acontecer mais facilmente.

  • Reciprocidade

Outro gatilho mental para sua estratégia de mobile marketing diz respeito sobre quando alguém faz algo por nós, por exemplo, como compartilha um conteúdo digital de valor nas redes sociais ou faz uma live relevante para as pessoas.

Com isso, somos influenciados a retribuir isso de alguma forma para compensar o que nos foi dado.

Assim, o cliente fica mais motivado a comprar daquela empresa ou a fechar um contrato com esse empreendimento destacado.

Aproveite, então, para usar estratégias de mobile marketing entregando e-books por meio de links, onde as pessoas deixam seus emails, depois use esses emails para trabalhar o email marketing.

  • Novidade

Somos serem humanos emotivos, ou seja, somos movidos pela emoção, e compramos, muitas vezes, movidos por esse sentimento.

Quem não gosta de um sentimento de excitação, de poder quebrar a rotina, por exemplo? Todos, não é mesmo?

Por isso, trabalhar o gatilho da Novidade, mostrando um evento de lançamento de um produto ou mostrar algumas novas versões que seu e-commerce esteja vendendo de um produto com muito giro, ajuda muito seu negócio a fazer mais vendas.

Você pode usar frases de impacto, como estas:

  • Não compre nada hoje;
  • O lançamento oficial será amanhã, às 10hs da manhã, aguardem!
  • Temos um novo lote de apenas 10 ingressos, aguarde, que falaremos a hora de disponibilidade de compra.

Estes são exemplos de gatilhos da novidade que podem ser usados em sua estratégia de mobile marketing para impactar clientes e gerar mais vendas.

  • Exclusividade

Outro gatilho mental a ser usado no seu mobile marketing é elaborar ações e campanhas que mostrem exclusividade de seus produtos e serviços.

Afinal, as pessoas gostam de se sentirem únicas, e se você pode proporcionar isso a elas, melhor será para seu negócio. E, por sinal, o marketing de luxo, funciona bem usando esse gatilho mental.

Por fim, neste post você conferiu sobre os gatilhos mentais: o que são e como usá-los em sua estratégia de mobile marketing.

Aproveite e confira aqui nossas soluções de estratégia de mobile marketing e outras ações para alavancar os resultados do seu negócio ou e-commerce.

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